FAQ ENERGIA FOTOVOLTAICA

Conheça as principais e mais frequentes dúvidas a respeito de sistemas de energia fotovoltaica, respondidas pela nossa equipe.

Dúvidas Frequentes

FAQ ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

O aquecedor solar faz o papel de esquentar e armazenar a água aquecida com o calor do sol. O sistema fotovoltaico utiliza a radiação solar para gerar energia elétrica para ser utilizada na instalação.

A venda de energia elétrica para a concessionária ou no mercado livre de energia é permitida somente a empresas credenciadas para essa finalidade.

A regulamentação que garante a conexão é feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão responsável pelas tomadas de decisões relativas a energia elétrica no país. Portanto, o órgão é quem “dita” as regras para as concessionárias de energia.

Não. A energia gerada pelo sistema fotovoltaico conectado à rede depende da rede da concessionária para funcionar.

A energia somente pode ser utilizada no momento em que é gerada. Para a máxima economia com o sistema fotovoltaico, visto que quando não há luz solar não há geração, durante o dia o sistema irá gerar excedente que será injetado e contabilizados créditos, que serão utilizados em momentos que não há geração, a noite por exemplo.

Segundo regulamentação da ANEEL: consumidores monofásicos irão pagar a tarifa mínima de 30 kWh + contribuição de iluminação pública (CIP); bifásicos 50 kWh + CIP; trifásicos 100 kWh + CIP.

A melhor orientação dos módulos é voltada para o Norte geográfico. Pois o movimento do Sol é leste-oeste e dessa maneira irá possuir a melhor eficiência. A orientação diferente do Norte geográfico não inviabiliza a instalação do sistema fotovoltaico.

A manutenção do sistema é simples. Os módulos precisam de limpezas periódicas, pois a sujeira interfere em sua eficiência. Análise de continuidade das conexões. Análise termográfica dos equipamentos e conexões.

Não. Você estará sempre conectado à rede da concessionária, portanto, se a energia gerada não for suficiente você irá consumir da rede da concessionária os créditos gerados em outros dias de melhor irradiação. Além disso, o sistema fotovoltaico é capaz de produzir energia até mesmo em dias assim, porém com uma eficiência reduzida. 

Sim. De acordo com a REN 482/2012 os consumidores podem se enquadrar na modalidade de autoconsumo remoto e utilizar o excedente de um sistema, em outro local. Desde que todas as faturas estejam sob o mesmo CPF/CNPJ.

Não. O sistema fotovoltaico é projetado para que a energia gerada seja uma cópia fidedigna da rede da concessionária em que a instalação está conectada.

O seu sistema fotovoltaico deverá possuir um projeto de homologação junto à concessionária o qual está instalado. Esse processo é feito pelo engenheiro responsável pelo seu projeto.

Os módulos fotovoltaico geralmente possuem uma garantia de eficiência de 25 anos e estrutural de 10 anos. Os inversores fotovoltaico possuem garantias de 5 à 15 anos, variando de acordo com seu modelo e tecnologia utilizada.